A premiada artista e designer Es Devlin foi recentemente escolhida para projetar o Pavilhão do Reino Unido para a Expo 2020 em Dubai. O projeto intitulado de “Poem Pavilion”, destaca a “expertise britânica no campo da inteligência artificial e tecnologias espaciais” e será produzido em colaboração com a Avantgarde.
O Poem Pavilion contará com "envie uma mensagem para o espaço", convidando cada um dos 25 milhões de visitantes da Expo para participar e contribuir.
Para o projeto do pavilhão, Devlin se baseou em outras estruturas projetadas anteriormente com o uso de inteligência artificial, como sua escultura de luz vermelha chamada de “Fifth Lion”, apresentada durante o London Design Festival de 2018 além de seu projeto para a Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Londres. As imagens apresentadas retratam os visitantes atravessando "um labirinto iluminado contando com uma exposição sobre os avanços britânicos no campo da inteligência artificial e das tecnologias espaciais".
Devlin também será a primeira mulher a projetar um Pavilhão do Reino Unido desde a sua primeira versão, criada em 1851. A artista liderará uma equipe predominantemente feminina de especialistas em inteligência artificial e tecnologia espacial. Devlin vê a oportunidade como uma inspiração para todas as "mulheres, especialmente aquelas que trabalham em áreas da ciência e da tecnologia".
A artista buscou inspiração em um dos últimos projetos idealizados por Stephen Hawking. 'Breakthrough Message' foi uma competição internacional que Hawking e seus colegas conceberam em 2015, convidando pessoas ao redor do mundo a pensar qual seria a mensagem que nós humanos enviaríamos para outras galáxias caso fosse possível. Que tal se o Pavilhão do Reino Unido na Expo 2020 vier a se tornar um espaço de trabalho colaborativo e que ainda possa apresentar a expertise britânica em I.A. tecnologias espaciais e poesia, transcendendo as identidades nacionais?
-Es Devlin
Para viabilizar a construção do pavilhão, Devlin está trabalhando em colaboração com os engenheiros estruturais do Atelier One, empresa sediada em Manchester, e com os premiados engenheiros do Atelier Ten.
A notícia do pavilhão do Reino Unido vem logo depois que a Fentress Architects foi escolhida para projetar o Pavilhão dos EUA além da divulgação oficial de que Foster + Partners, BIG e Grimshaw estariam participando de outros importantes projetos.
Via: Es Devlin